quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Análise: Paper Mario Sticker Star (3DS)



 No domingo dia 11/11, tivemos o lançamento norte-americano e digital do novo jogo da série Paper Mario, Paper Mario Sticker Star (3DS).O jogo é considerado pelos jogadores que já o adquiriram como a volta épica da série, isso por três motivos principais: a volta do sistema de batalhas por turnos, a volta do estilo 2.5D (onde o cenário é em 3D mas o jogador e os NPC's são em 2D) e por ser a primeira vez que a série é colocada num console portátil.Outro motivo comemorado foi a quebra dos sucessivos jogos em plataforma do encanador bigodudo e a volta depois de 3 anos de jejum de RPG's com Mario como personagem principal, a última vez foi com Bowser's Inside Story em 2009.O jogo tem sua história muito bem concretada e jogabilidade bem simples de se entender, mas os cenários deixam muito a desejar, confira os detalhes a seguir:
História

A história de Sticker Star começa em uma cidadezinha no Reino do Cogumelo chamada de Decalburg (DECALBUUUURG! entendedores entenderão), onde todos os anos ocorre um festival chamado de Sticker Fest onde os residentes aguardam a passagem do Sticker Comet, um cometa que é capaz de realizar desejos a quem colocar todas os seus anseios.
Claro que Bowser não poderia faltar a essa chance de realizar o desejo de dominar todo o Reino do Cogumelo não é mesmo?Pois bem, o vilão aparece no festival com o objetivo de apoderar-se do poderoso cometa, Mario ainda tenta impedi-lo, mas ao invés disso acaba dando o poder para Bowser e ainda causa um acidente que espalha centenas de Stickers pelo mundo. Bowser de quebra, ainda leva a Princesa Peach para o seu covil.
Portanto, cabe ao encanador resgatar Peach, pegar todos os 5 Royal Stickers e destruir os planos malignos de Bowser.

paper-mario-sticker-star-bowser

Aperte "A" para isso, aperte "A" para aquilo...

A jogabilidade de Paper Mario Sticker Star é muito simples de se entender, basicamente usa-se o Action Commands, clássicos de The Thousand Year Door (GC) e de Paper Mario 64 (N64), em batalhas onde Mario deve apertar na hora certa o botão A para que o ataque escolhido seja mais efetivo.Diferente do que acontecia nos jogos anteriores da série (excluindo Super Paper Mario [Wii]), onde cada ataque possuía um Action Command diferente, dessa vez Jump e Hammer utilizam-se do botão A para realizar os Action Commands.

Fora das batalhas o botão A é usado para praticamente tudo no jogo.Para retirar stickers nas paredes apenas segure o botão A por um tempo para que o adesivo se "descole".Para interagir com NPC's também é utilizado o botão A.
As exceções do uso deste clássico botão dos consoles da Nintendo são apenas o uso do martelo fora das batalhas no qual o botão B é encarregado deste papel, para falar com Kersti (sua única parceira no jogo) utiliza-se o botão L e para usar o poder chamado de Paperize onde Mario retira ou coloca elementos do jogo utiliza-se o botão Y.O botão X é utilizado opcionalmente para abrir o Sticker Book que pode ser aberto também pela tela de toque do 3DS.


Olha mais um New Super Mario Bros.!OH WAIT...

Nos primeiros trailers e screenshots que saíram de Sticker Star foi percebido rapidamente o uso de cenários da série de plataforma do encanador, New Super Mario Bros.Com colinas coloridas do clássico World 1, desertos do World 2 e as fases gélidas do World 4 dos NSMB. A reciclagem desses cenários em Sticker Star causaram um certo desconforto já que era esperado cenários diferenciados como os de TTYD.
O jogador pode até considerar falta de criatividade dos produtores e o uso de cenários genéricos vindos de outra série podem desanimar.
Outro elemento usado em jogos de plataforma do Mario é o mapa dos estágios, mas em Sticker Star foi usado de maneira positiva, até porque não afeta em quase nada o desenrolar da aventura e até facilita a locomoção pelo jogo.Os estágios são bem interligados e não causam a sensação de serem independentes um do outro.


Adesivos e mais adesivos...

Os diversos puzzles ao decorrer da história do game consistem em pegar adesivos específicos para resolvê-los, o que muitas vezes pode ser uma tarefa árdua, mas jogadores que já estão acostumados com os quebra-cabeças da série sabem que tudo tem uma resolução é só investigar.
Outra tarefa que pode ser difícil é manter os stickers em seu álbum.Os atingos jogos da série possuíam ataques infinitos, tanto de badges, tanto ataques normais como Jump e Hammer, dessa vez você deverá racionalizar o uso dos seus stickers guardando-os para batalhas específicas e possuir sempre várias unidades de um sticker em mãos dependendo do tipo de inimigo que temos em cada estágio.


Conclusão

Apesar de algumas deficiências, o jogo com certeza é um título quase obrigatório para os usuários do 3DS e também aos fãs da série.Sua história é muito bem formulada chagando a um nível de experiência ótimo para os jogadores.

NOTA
Jogabilidade: 8,5;Gráficos: 8,5;Diversão: 10; Som: 9,0
Nota Final: 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário